quarta-feira, 18 de junho de 2014

Água: dez lições para quem educa

Aos que educam, seja em casa ou na escola:

1. Busque desenvolver a capacidade de observação do seu filho ou filha quanto à realidade ambiental de sua cidade ou do local onde você vive. A capacidade de perceber é o passo inicial para o desenvolvimento de uma consciência de protenção do meio ambiente.

2. Aproveite um dia de chuva e convide seu filho ou filha para tomar um bom banho de chuva. Tomar banho de chuva é uma das coisas mais prazerosas para as crianças. Nos momentos de prazer é que surge a semente do amor à natureza.

3. Converse com os pequeninos sobre a importância dos rios para as nossas vidas. Aproveite uma final de semana para fazer um passeio nas margens de um rio ou mesmo de um riacho. Explore o ambiente, despertando a curiosidade dos jovens quanto ao ambiente natural.

4. Crie o hábito de fazer trilha com os pequeninos e os jovens. Nessas trilhas, ensine-os a ouvir o som da natureza. Estimule-os a diferenciar os diversos sons: o som dos pássaros, o som dos insetos, o som das árvores balançadas pelo vento, o som da água, o som da vida que pulsa nos bosques e florestas.

5. Mostre o valor da água para a nossa qualidade de vida. Proponha, por exemplo, o seguinte exercício: imagine se tivéssemos de passar uma semana sem ter água em casa? O que iria acontecer? Como teríamos de nos portar? Mostre exemplos concretos daquilo que acontece com as pessoas e com as comunidades quando falta água.

6. Bata um papo maneiro com seu filho ou filha sobre o tema: de onde vem a água que chega nas nossas casas? Qual é o manancial e como esse manancial está sendo tratado? Que ameaças existem para os mananciais que abastecem a sua cidade? Mostre o que podemos fazer para ajudar a proteger esses mananciais.

7. Mostre para os jovens a diferença entre "água superficial" e "água subterrânea". Dê exemplos sobre como podemos acessar esses tipos de mananciais. Existem cidades no Brasil que são quase que totalmente abastecidas com água subterrânea (água de aquíferos).

8. Mostre o papel da água nos diferentes estados (sólido, líquido e gasoso), como agente modelador do planeta, responsável pela formação dos relevos existentes em diferentes regiões do planeta.

9. Converse com seus filhos e filhas sobre a importância de economizarmos água nas tarefas diárias: no banho, na limpeza da casa, na lavagem da roupa, na lavagem do carro. Utilize-se de exemplos do dia-a-dia, assim fica mais fácil de construir o hábito de uso racional da água.

10. Invista na construção de uma consciência de valorização da água como bem essencial à vida. Passe noções sobre como devemos agir para preservar os recursos hídricos da nossa cidade, do nosso estado, do nosso país, do nosso planeta. Mostre que o pouco que fizermos pode significar muito para a preservação dos recursos hídricos. Evidencie que as ações de proteção dos mananciais de água envolve todos nós.

Pequenas ações, grandes realizações.

Perceber é o primeiro passo para proteger.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial