domingo, 27 de abril de 2014

Dia da Terra: o que comemorar?

Foi celebrado no dia 22 de abril o "Dia da Terra". Qual o sentido de uma celebração? Quando celebramos o nosso aniversário, estamos celebrando a vida, o nosso nascimento, a nossa história.
 
E qual o significado de celebrarmos o "Dia da Terra"? Existe motivação ou sentido para celebrarmos o "Dia da Terra"? A Terra tem algum significado para nós? Além de ser o planeta que habitamos, existiria algum motivo especial para celebrarmos este planeta?
 
Entendo que existem muitos motivos para celebrarmos o "Dia da Terra". Não estamos, em um dia como esse, celebrando apenas a existência de um Planeta. Estamos, sim, celebrando a vida, a nossa vida, e toda a vida que existe nesse Planeta. Quando fazemos uma celebração como essa, estamos celebrando a nossa qualidade de vida, que está intimamente ligada com a saúde desse planeta.
 
Mais do que uma celebração, o "Dia da Terra" deveria ser tomado como um momento de reflexão sobre o nosso papel diante das ações de preservação do nosso Planeta. Uma reflexão sobre a maneira como estamos agindo e nos posicionando. Estamos desepenhando o papel de atores, no processo de preservação do planeta, ou estamos nos posicionando como meros espectadores?
 
Que contribuição estamos dando para a preservação da saúde do planeta?
 
Discute-se intensamente, na atualidade, a questão das mudanças climáticas: se as ações humanas estão interferindo ou não nas alterações do clima no planeta? Independente da causa verdadeira, se é de ordem natural ou induzida pelas ações humanas, um fato incontestável é de que o clima do planeta está se alterando. Com tal alteração, muitas paisagens estão sendo modificadas e muitas comunidades já estão sendo afetadas de modo significativo. Um exemplo disso são as ampliações das áreas desertificadas, fenômeno que também está ocorrendo no Brasil. E com maior visibilidade, no âmbito do nosso país, temos o problema da falta de água na região metropolitana de São Paulo. O sistema de abastecimento de água de São Paulo está à beira de um colapso.
 
No mínimo, deveríamos aproveitar o "Dia do Planeta" para fazermos uma abrangente reflexão sobre o nosso futuro, sobre as ações que precisam ser tomadas já, para nos preservarmos dos riscos que se avizinham com as mudanças climáticas.
 
Viver o presente, intensamente, é muito bom. Porém, nos prepararmos para um futuro com boa qualidade de vida é uma necessidade inadiável. Pois, quando falamos em escala planetária, as ações estruturantes são de grande monta e exigem programas de proteção com visão de longo prazo.
 
O "Dia do Planeta" passou, mas vale a pena a reflexão sobre o que fazer para garantirmos um futuro seguro, para nós e para todos os demais habitantes do planeta. A começar pelos cuidados com a água.
 
 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial