sábado, 1 de março de 2014

Falta de água no carnaval

            O carnaval chegou. Para aqueles mais afeitos a festividades é o período mais aguardado do ano, quando o espírito de folião deve "botar o bloco na rua". Para aqueles mais chegados à vida pacata ou mesmo contemplativa, o momento é de relaxamento e de curtição das coisas belas da natureza. É a chance, por exemplo, de curtir uma boa praia com a família. 
 
            Nos dois casos, existe um elemento que pode ser definidor da qualidade do carnaval de cada um de nós. Esse elemento é a água. Se tiver água no período carnavalesco tudo comunga a favor de uma beleza de carnaval. Se, ao contrário, faltar água no período carnavalesco o carnaval pode virar um inferno.
 
            Portanto, quem considera a água um elemento importante para a tranquilidade do seu carnaval deve avaliar os riscos da falta de água naqueles locais escolhidos para passar o período carnavalesco.
 
            Aos foliões de carteirinha, um alerta: Em alguns bairros de Recife, Olinda, Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro, a falta de água é uma realidade. Aos foliões paulistanos, aqueles que ficarem na capital, cabe o alento de que, com a debandada de pessoas para o litoral e interior, o estresse hídrico da cidade foi reduzido um pouco.
 
            Aos que optaram pela curtição das praias, merece atenção as seguintes regiões: todo o litoral paulista, particularmente a baixada santista, pode ter sérios problemas de falta de água. Guarujá, por exemplo, é uma certeza quase que plena. No Rio de Janeiro, várias cidades litorâneas apresentam risco elevado de falta de água. No litoral nordestino, tanto as capitais quanto um número significativo de localidades não dispõem de uma infraestrutura de distribuição de água potável que suporte a sobrecarga do período carnavalesco. Exemplo disso é a cidade de Macau, no litoral do Rio Grande do Norte, que apresenta sérios problemas de falta de água durante o carnaval.
 
            Que a alegria do carnaval não se transforme em pesadelo pela falta de água. Que a escolha do local para passar o período carnavalesco seja feliz, pelo menos quanto à disponibilidade de água para atendimento das necessidades básicas. Bom carnaval a todos. 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial