O verão e os esgotos das praias
Chegou mais um verão e o movimento nas praias de todo o país começa a se intensificar.
Nesse litoral de dimensões continentais, o vasto mar nos convida para um banho refrescante.
Os turistas se mesclam com os nativos na expectativa de um desfrutar tranquilo à beira mar.
O banho saudável é a vontade de todos: água boa, água limpa, areia de límpido cristal.
Porém, este não é o cenário com o qual nos deparamos na maioria das cidades litorâneas. O que vemos, nos principais centros urbanos situados à beira mar é a imagem do descaso com respeito à saúde das nossas praias, que em muitos casos apresentam uma condição insalubre em função da presença de esgotos em milhares de pontos.
Em metrópoles como Florianópolis, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza e São Luis ainda existe muito esgoto chegando nas praias. Em muitas situações a chegada de esgoto é tão intensa que extensas faixas de praias são impróprias para o banho.
É sabido que não existe nenhuma metrópole brasileira, situada à beira mar, que tenha 100% do seu esgoto doméstico tratado. Os que duvidam dessa afirmação ou que defedem a tese de que a situação está sob controle, estão convidados a visitar as praias dessas cidades para presenciarem de perto a triste realidade da chegada de uma massa gigantesta de esgoto não tratado em centenas de praias.
E o problema não se restringe aos grandes centros urbanos. Em muitas cidades de pequeno porte e vilarejos a situação também é vergonhosa. Mesmo em balneários famosos como Camboriu, Guarujá e Búzios pode-se observar a chegada de esgoto não tratado nas praias.
Mesmo estando no Século 21, mesmo com todo recurso tecnológico disponível, continuamos convivendo com essa triste realidade. A realidade da poluição de muitas praias por esgoto não tratado. E a cada verão, milhares de pessoas adoecem pelo contato com águas e areias contaminadas.
E as praias, que deveriam ser locais apropriados para um lazer saudável, acabam se transformando em focos de doeças.
Portanto, um alerta aos veranistas: observe com atenção a praia na qual você está levando a sua família. Fique atento para os sinais de poluição nas praias: as líguas negras nas areias e também aquelas faixas de pedras onde existe uma concentração muito grande de algas de coloração muito verde. Esses locais normalmente são pontos de chegada de esgoto, que muitas vezes estão por debaixo da terra.
Enquando o problema não se resolve de forma definitiva, só nos resta adotar uma atitude preventiva.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial