segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Água: uma proposta para os educadores

O tema ÁGUA é tão importante para a humanidade que deveria ser transformado em disciplina obrigatória para os alunos do ciclo básico.
 
Hoje, na maioria dos estabelecimentos de ensino, a ÁGUA corresponde apenas a um capítulo da disciplina de ciências. Alguns professores, muitos deles mal informados, acreditam que o currículo atual atende plenamente às necessidades dos alunos.
 
Será verdade? Se assim o fosse, os jovens que freqüentam as nossas escolas deveriam ter um nível de informação bastante satisfatório sobre o assunto, além de um elevado grau de conscientização sobre o valor da água.
 
Para avaliar o grau de percepção dos jovens sobre o tema "água", sugiro a realização de um pequeno teste, envolvendo cinco perguntas elementares a serem formuladas para os estudantes:
 
1) Por que a água é o elemento fundamental para o desenvolvimento da vida no nosso planeta?
 
2) Como se dá a distribuição dos recursos hídricos, mais precisamente, da água potável, no nosso país?
 
3) Qual o valor que a água tem, em termos monetários e sociais?
 
4) Qual a relação entre o desenvolvimento dos núcleos sociais (comunidades) com os recursos hídricos existentes no nosso planeta?
 
5) Qual será a alternativa para o planeta Terra, se os nossos recursos hídricos forem dizimados?
 
A princípio, acreditamos que os educadores brasileiros saibam as respostas para os questionamentos feitos acima. Vamos ver como os jovens se posicionam com relação aos mesmos. Depois de tabulados os resultados, poderemos afirmar se o tema ÁGUA está sendo (ou não) bem estudado e debatido nas escolas.

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