terça-feira, 1 de abril de 2014

Mudança climática: hora de planejar um futuro mais seguro

O relatório sobre as mudanças climáticas no Planeta e seus reflexos nas questões de segurança alimentar e risco de eventos catastróficos, publicado no dia 30 de março pela ONU, não pode ser tratado como um mero alerta.
 
As projeções feitas  nesse relatório precisam ser analisadas com profundidade para servir de base à implantação de ações de readequação das áreas de ocupação humana, particularmente nos centros urbanos, e de reestruturação da cadeia produtiva, envolvendo principalmente as atividades agrícolas, de pecuária e industrial. Sem tais medidas a segurança do planeta corre sério risco. Se nada for feito, em breve, estaremos passando sede e fome.
 
Conforme publicado em matéria do "Globo - Natureza", os principais destaques do relatório da ONU são os seguintes:

  - Recursos hídricos: possível redução da oferta de água potável em regiões subtropicais secas e aumento de disputas por água;
 
- Biodiversidade: projeções sugerem uma elevação do risco de extinção de espécies no século 21 por pressões como a poluição e o aumento de espécies invasoras;

  - Ecossistema marinho: há risco de queda de populações em áreas tropicais devido ao aumento da temperatura e à acidificação. Rendimentos de pesca devem cair;

  - Produção de alimentos: sem adaptação e com elevação da temperatura 1ºC, cultivo de arroz, trigo e milho em regiões tropicais, como na América do Sul, podem sofrer impacto negativo.

  - Amazônia: foi reduzida a ameaça de savanização pelo aumento da temperatura;

  - Inundações: populações de áreas costeiras devem sofrer com aumento do nível do mar. Nas cidades, maior quantidade de chuvas deve causar enchentes e deslizamentos de terra.
 
Devemos cobrar das autoridades públicas brasileiras a definição de uma estratégia objetiva para nos precavermos dos problemas decorrentes das mudanças climáticas previstas. E que as ações planejadas saiam do papel no momento adequado, porque as ações terão caráter estruturante e serão de grande monta.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial