segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Qualidade da água vs Qualidade de vida

A qualidade de vida não se restringe às condições econômicas de uma pessoa, família ou comunidade.

A qualidade de vida não se resume às facilidades tecnológicas que uma pessoa pode ter acesso.

A qualidade de vida não é medida pela capacidade de compra de uma determinada pessoa.

A qualidade de vida começa nas condições de atendimento das nossas “Necessidades Higiênicas”.

O que são “Necessidades Higiênicas”?

Também conhecidas como “Necessidades Fisiológicas”, constituem o nível mais baixo de todas as necessidades humanas, mas de vital importância. Compreende, pois, às necessidades de alimentação (fome e sede), de sono e repouso (cansaço) e de abrigo (frio e calor), dentre outras. Essas necessidades estão relacionadas com a sobrevivência e com a preservação da espécie.

Quando alguma destas necessidades está insatisfeita (como por exemplo, a fome), o ser humano não pensa em outra coisa.

A necessidade de matar a sede, por exemplo, tem ação direta sobre a qualidade de vida de uma pessoa. Se, por algum motivo, essa pessoa só tem acesso a água contaminada ela terá como resposta imediata o comprometimento da sua saúde.

Portanto,a água não é apenas um elemento vital para matar a nossa sede. Ela é também um elemento fundamental para a nossa qualidade de vida.

Sem água também não existe condições de se plantar ou produzir alimentos, e sem alimentos saudáveis nossa qualidade de vida está inexoravelmente comprometida.

Se o alimento é produzido a partir de água contaminada, teremos alimentos naturalmente contaminados (algo que está acontecendo em larga escala - a utilização de pesticidas nos produtos hortifrutigranjeiros, que colocam no mercado frutas e hortaliças altamente contaminadas).   

Fica, então, esse alerta: pensar em qualidade de vida passa necessariamente pela questão da qualidade da água a que temos acesso. Lembrando ainda que até para o lazer a água desempenha papel fundamental. E lazer também está intimamente relacionado com a nossa qualidade de vida.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial