quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Vida na Terra: o elo universal

Nem sempre o óbvio é tão óbvio quanto parece. O ciclo da vida teria alguma ligação com o ciclo da água? Que elemento nos liga, por exemplo, a um dinossauro que viveu há 70 milhões de anos? Alguma coisa nos une à grande baleia jubarte que mergulha no azul abissal? Existirá um elemento que participou de todos os momentos da evolução da vida no nosso planeta? O elo universal, o elemento que participou de todos os instantes do desenvolvimento da vida nesse planeta singular foi a água. A primeira célula, a molécula orgânica número um, tinha água como companheira. A água sempre esteve presente onde existiu vida. A água está presente onde a vida floresce.
A ciência nos ensina que a quantidade de água que existe no nosso planeta não se alterou muito durante a sua história. Depois que a grande massa de água foi formada no planeta Terra, muito pouca água nova foi incorporada ao sistema. As mais diversas regiões do planeta são abastecidas com água através do ciclo hidrológico. E esse ciclo das águas funciona de forma ininterrupta há milhões e milhões de anos, tendo como fonte de energia, que alimenta esse organismo gigantesco, a luz do Sol.
A água que hoje se encontra nas geleiras foi vapor d’água um dia e possivelmente escorreu tranqüila por rios caudalosos de regiões tropicais. A molécula de água hoje armazenada em reservatórios subterrâneos pode ter feito parte da corrente sangüínea dos primeiros mamíferos que habitaram o planeta ou mesmo dos nossos ancestrais hominídeos. A água contida nos vegetais que nos alimentam é transferida para nós diariamente, possibilitando a manutenção da vida e contribuindo com o ciclo hidrológico.
Não nos apercebemos muitas vezes que também fazemos parte do ciclo das águas. Somos consumidores e armazenadores temporários de água. O corpo humano é um reservatório de água por excelência, uma vez que aproximadamente 70% da nossa massa corporal é composta por água. Proporcionalmente, temos uma capacidade de armazenar água muito maior que os sistemas aqüíferos naturais. Como organismos consumidores de água, e reclicadores desse precioso líquido, devolvemos a água para o meio ambiente na forma de suor, urina, fezes ou mesmo quando encerramos o nosso ciclo de vida e voltamos para o ventre da mãe Terra.
Nas palavras de Art Sussman, autor do livro Guia para o Planeta Terra, “a água que bebemos nos une estreitamente aos seres vivos que habitaram o planeta antes de nós, aos que nele vivem atualmente e aos que estarão aqui no futuro”. Quando tomamos consciência desse fato, passamos a tratar as questões relacionadas com a preservação dos recursos hídricos de modo mais comprometido. Ao nos incluirmos no ciclo das águas alteramos as nossas relações, para melhor, com o meio físico em que construímos as nossas histórias.

(*) Retirado do livro: Pedagogia da Água (Autor: João de Deus Souto Filho)

1 Comentários:

Às 12 de dezembro de 2011 às 11:26 , Blogger FJSousa disse...

Prezado João de Deus Souto Filho,

Preciso solicitar uma autorização para utilizar um texto de sua autoria, mas preciso do seu contato.

Atenciosamente,

Fábio José de Sousa
Ahom Educação Ltda.

E-mail:
fabio.sousa@ahom.com.br

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial