sábado, 13 de julho de 2013

Água de 2,6 bilhões de anos

          Segundo artigo publicado no Jornal Nature, em maio de 2013, foi encontrada no interior de uma mina, no Canadá, a água mais antiga até o momento datada. Essa água, segundo os pesquisadores, tem uma idade máxima de 2,6 bilhões de anos e foi coletada na profundidade de 2.400 metros.
           A descoberta foi feita pela geocientista Barbara Sherwood Lolar, da universidade de Toronto, que lidera uma equipe de pesquisadores que investiga águas coletadas em minas profundas desde 1980.
           Essa água foi coletada de fraturas em rochas vulcânicas ricas em cobre e zinco, formadas em um ambiente marinho raso. O cientistas verificaram que a água é rica em hidrogênio, metano, nitrogênio e hélio.
           A datação é feita a partir da análise das razões de concentrações de gases nobres presentes nessas águas.
           A idade das águas encontradas no interior das rochas (águas subterâneas) diz respeito ao "tempo de residência" das mesmas no seu interior. Em outras palavras, diz respeito ao tempo em que essa água foi isolada do contato com a atmosfera. São também conhecidas como “águas fósseis”, que podem ser definidas como sendo aquelas “águas infiltradas num aquífero, numa época geológica passada, há milhares ou milhões de anos, sob condições climáticas e morfológicas diferentes das atuais e armazenadas desde então”.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial