domingo, 26 de maio de 2013

Água: sobre os nossos papéis

          Refletir sobre os nossos papéis na sociedade é um exercício de cidadania, particularmente nos tempos atuais onde predomina o individualismo. O mundo multimídia do qual fazemos parte parece dispor dos recursos tecnológicos para a solução dos mais complexos problemas que surgem à nossa frente. Porém, a realidade dos fatos vivenciados por nós demonstra a cada segundo que alguns problemas se agravam enormemente. Daí a importância de refletirmos sobre os papéis que desempenhamos no mundo social, no mundo econômico, o mundo cibernético.
          Mas não basta apenas "pensar sobre", é preciso também "agir de modo objetivo". Precisamos nos enxergar como "atores" nessa complexa teia social.
          Para estimular essa reflexão, seguem algumas questões: - Que papel tenho desempenhado na defesa do meio ambiente? - Tenho feito alguma coisa de concreto a favor da preservação dos mananciais de água potável na região onde vivo? - Como tenho me posicionado com relação às deficiências de infraestrutura básica na cidade onde habito? - Posso contribuir para a melhoria das condições de segurança no meu bairro ou na minha cidade? - Tenho participado de algum forum de discussão sobre a melhoria das condições de vida na minha cidade? - Ao longo da minha vida, tenho dado alguma contribuição objetiva na busca da solução de problemas que afetam a mim e à minha família? - Tem agido, de fato, como um ser social?
          Os temas são os mais diversos e não temos tempo nem condições de atuar em múltiplas frentes. Porém, é fundamental a nossa contribuição em alguma frente de ação, por menor que seja. Como seres sociais, precisamos agir socialmente, no sentido de buscar transformar o mundo para melhor. Não podemos e não devemos atuar como meros expectadores. O nosso país, em particular, precisa de mais "atores sociais". Que tal começar pelas questões ligadas à preservação dos nossos mananciais de água? Dos nossos rios, das nossas lagoas, dos nossos açudes, das nossas praias?
 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial