sábado, 27 de julho de 2013

Água, mídia e conscientização

            A mídia televisiva muda comportamentos individuais e coletivos. Ela dita a moda e transforma hábitos em todos os segmentos sociais. A mídia, dentre tantas funções, pode ser usada como poderoso instrumento de educação, como elemento chave para a construção da cidadania tão almejada. Um exemplo desse poder de construção ou destruição de valores está nas telenovelas que adentram os lares brasileiros todos os dias. Temas como discriminação contra idosos, preconceito racial e uso de drogas foram recentemente abordados em telenovelas da Rede Globo, com grande repercussão nacional. Repercussão positiva, diga-se de passagem.

            Por que, então, não utilizamos a força da mídia para a construção de uma consciência coletiva de valorização da água? Por que o tema “água” é tratado de modo episódico, particularmente associado a eventos catastróficos, como enchentes e tempestades? A mídia televisiva pode sim, caso haja interesse por parte dos diretores de programações, contribuir mais efetivamente para a mudança das relações do povo brasileiro com esse recurso tão fundamental para a qualidade de vida de pobres e ricos, nos centros urbanos e nos campos.

            A proposta que fazemos é muito simples e de fácil aplicação, qual seja: Incluir na programação dos jornais locais trinta segundos de informações sobre a água, nos mesmos moldes do que ocorre com as informações meteorológicas. Como normalmente esses programas jornalísticos têm a duração média de trinta minutos, o fato de reservar trinta segundos para falar da água não causaria impacto quase nenhum na programação. Desta forma, a população que tem acesso à televisão receberia todos os dias, em doses homeopáticas, informações sobre a água e os cuidados que devem ser tomados para a sua preservação. 

Procedendo assim, as empresas de televisão do Brasil, além de estarem contribuindo para a formação de uma consciência coletiva de valorização da água, estariam inovando em termos jornalísticos, através da implantação de um sistema permanente de informação sobre esse bem natural que tem relação direta com a qualidade de vida de todos.
 
           É sabido que a solução dos problemas de poluição e desperdício de água passa necessariamente pela mudança de hábitos do povo brasileiro. E mudanças desse tipo só irão se efetivar se a sociedade passar por um processo de conscientização, que leva tempo e necessita investimento de longo prazo. A proposta aqui apresentada tem esse objetivo, levar o tema Água para a realidade dos lares brasileiros, de forma suave e permanente. Afinal de contas, os jornais televisivos já fazem parte do cotidiano nacional. Assim deve ser também a nossa reflexão diária sobre o valor da água.

2 Comentários:

Às 27 de julho de 2013 às 20:52 , Blogger Inplanta disse...

Isso mesmo João de Deus. O tema água também poderia ser apresentado de forma subjetiva nos bons hábitos dos personagens das novelas.

 
Às 30 de julho de 2013 às 13:25 , Blogger João de Deus Souto Filho disse...

Concordo com a observação feita. As novelas também poderiam ser usadas para ampliar a consciência de valorização da água e criação de hábitos saudáveis de convívio e de consumo da água.

 

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