Água, mídia e conscientização
A mídia televisiva muda
comportamentos individuais e coletivos. Ela dita a moda e transforma hábitos em
todos os segmentos sociais. A mídia, dentre tantas funções, pode ser usada como
poderoso instrumento de educação, como elemento chave para a construção da
cidadania tão almejada. Um exemplo desse poder de construção ou destruição de
valores está nas telenovelas que adentram os lares brasileiros todos os dias.
Temas como discriminação contra idosos, preconceito racial e uso de drogas
foram recentemente abordados em telenovelas da Rede Globo, com grande
repercussão nacional. Repercussão positiva, diga-se de passagem.
Por que, então, não utilizamos a
força da mídia para a construção de uma consciência coletiva de valorização da
água? Por que o tema “água” é tratado de modo episódico, particularmente
associado a eventos catastróficos, como enchentes e tempestades? A mídia
televisiva pode sim, caso haja interesse por parte dos diretores de
programações, contribuir mais efetivamente para a mudança das relações do povo
brasileiro com esse recurso tão fundamental para a qualidade de vida de pobres
e ricos, nos centros urbanos e nos campos.
A proposta que fazemos é muito
simples e de fácil aplicação, qual seja: Incluir na programação dos jornais
locais trinta segundos de informações sobre a água, nos mesmos moldes do que
ocorre com as informações meteorológicas. Como normalmente esses programas
jornalísticos têm a duração média de trinta minutos, o fato de reservar trinta
segundos para falar da água não causaria impacto quase nenhum na programação.
Desta forma, a população que tem acesso à televisão receberia todos os dias, em
doses homeopáticas, informações sobre a água e os cuidados que devem ser
tomados para a sua preservação.
Procedendo assim, as empresas de
televisão do Brasil, além de estarem contribuindo para a formação de uma
consciência coletiva de valorização da água, estariam inovando em termos
jornalísticos, através da implantação de um sistema permanente de informação
sobre esse bem natural que tem relação direta com a qualidade de vida de todos.
É sabido que a solução dos problemas de poluição e
desperdício de água passa necessariamente pela mudança de hábitos do povo
brasileiro. E mudanças desse tipo só irão se efetivar se a sociedade passar por
um processo de conscientização, que leva tempo e necessita investimento de
longo prazo. A proposta aqui apresentada tem esse objetivo, levar o tema Água
para a realidade dos lares brasileiros, de forma suave e permanente. Afinal de
contas, os jornais televisivos já fazem parte do cotidiano nacional. Assim deve
ser também a nossa reflexão diária sobre o valor da água.
2 Comentários:
Isso mesmo João de Deus. O tema água também poderia ser apresentado de forma subjetiva nos bons hábitos dos personagens das novelas.
Concordo com a observação feita. As novelas também poderiam ser usadas para ampliar a consciência de valorização da água e criação de hábitos saudáveis de convívio e de consumo da água.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial