A água que não vemos
O conceito de "Água Virtual" ainda é muito pouco compreendido pela maioria da pessoas. Ele foi introduzido no ano de 1993 pelo Prof. Anthony Allan, do Kings College, de Londres, e representa o volume de água utilizado na produção de bens agrícolas, industriais ou até mesmo de serviços. Em outras palavras, refere-se à quantidade de água gasta para se produzir um bem, produto ou serviço.
Quando a questão é abordada no âmbito do Comércio, local ou internacional, a "Água Virtual" diz respeito ao comércio indireto da água que está embutida nos produtos vendidos ou comprados. Um exemplo: quando eu compro uma camiseta de algodão, eu estou trazendo junto 2700 litros de água que foram usados para a produção daquela camiseta.
Sabe-se que os produtos agropecuários demandam volumes muito grandes de água. Uma das campeães é a carne bovina. Para se produzir um quilo de carne bovina é necessária a utilização de aproximadamente 17.000 litros de água.
Segue abaixo uma relação do volume de "Água Virtual" associado a produtos agrícolas e industriais:
1 folha de papel A4 = 10 litros de água
1 fatia de pão = 40 litros de água
1 maçã = 70 litros de água
1 banana = 499 litros de água
1 kg de arroz = 3.400 litros de água
1 kg de queijo = 5.280 litros de água
1 kg de azeite de oliva = 11.350 litros de água
1 kg de couro industrializado = 16.600 litros de água
1 kg de manteiga = 18.000 litros de água
A necessidade de água para o agro-negócio e para a indústria é hoje uma questão crítica, pois em muitas regiões os recursos hídricos são escassos. Em algumas regiões agrícolas o processo de desertificação já é uma realidade, pelo uso inadequado de sistemas de irrigação e pela falta de proteção dos mananciais de água superficial e subterrânea.
Nós que somos consumidores de produtos beneficiados, sejam eles agrícolas ou industriais, quase sempre não percebemos o quanto de água foi utilizado para colocar à nossa disposição determinado produto. Daí a importância de entendermos o conceito de "água virtual". Só assim poderemos ampliar a nossa percepção quanto à necessidade de preservação dos mananciais de água do planeta.
Quando a questão é abordada no âmbito do Comércio, local ou internacional, a "Água Virtual" diz respeito ao comércio indireto da água que está embutida nos produtos vendidos ou comprados. Um exemplo: quando eu compro uma camiseta de algodão, eu estou trazendo junto 2700 litros de água que foram usados para a produção daquela camiseta.
Sabe-se que os produtos agropecuários demandam volumes muito grandes de água. Uma das campeães é a carne bovina. Para se produzir um quilo de carne bovina é necessária a utilização de aproximadamente 17.000 litros de água.
Segue abaixo uma relação do volume de "Água Virtual" associado a produtos agrícolas e industriais:
1 folha de papel A4 = 10 litros de água
1 fatia de pão = 40 litros de água
1 maçã = 70 litros de água
1 banana = 499 litros de água
1 kg de arroz = 3.400 litros de água
1 kg de queijo = 5.280 litros de água
1 kg de azeite de oliva = 11.350 litros de água
1 kg de couro industrializado = 16.600 litros de água
1 kg de manteiga = 18.000 litros de água
A necessidade de água para o agro-negócio e para a indústria é hoje uma questão crítica, pois em muitas regiões os recursos hídricos são escassos. Em algumas regiões agrícolas o processo de desertificação já é uma realidade, pelo uso inadequado de sistemas de irrigação e pela falta de proteção dos mananciais de água superficial e subterrânea.
Nós que somos consumidores de produtos beneficiados, sejam eles agrícolas ou industriais, quase sempre não percebemos o quanto de água foi utilizado para colocar à nossa disposição determinado produto. Daí a importância de entendermos o conceito de "água virtual". Só assim poderemos ampliar a nossa percepção quanto à necessidade de preservação dos mananciais de água do planeta.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial