Água: uma proposta para a mídia brasileira
Todos os dias, os jornais televisivos
transmitem informações sobre a meteorologia. Esse é um tema que nunca está
ausente da pauta jornalística nas redes de televisão de todo o mundo. Na
maioria das vezes, é reservado um tempo que varia entre quinze e sessenta
segundos para apresentação da previsão do tempo em todo o país. Para muitos,
isso é tratado como informação de utilidade pública, uma vez que diz respeito à
nossa qualidade de vida. Como sabemos, o clima afeta diretamente o nosso
conforto físico, ele é determinante para a operação de portos e aeroportos,
como também interfere nas condições de fluxo de veículos nas ruas e rodovias,
sem falar no seu papel fundamental para a agricultura. Daí a importância de
estarmos informados sobre as condições climáticas diariamente.
Se o clima é determinante para a
manutenção da nossa qualidade de vida, o que dizer da água? Água que mata a
nossa sede e que é tão fundamental para o preparo dos nossos alimentos,
elemento também imprescindível para a higiene diária (individual e coletiva);
água que movimenta a indústria e a agricultura; água que viabiliza o turismo;
água que nos banha nesse litoral atlântico; água, agente que determina as
condições de desenvolvimento de todas as civilizações. Particularmente neste
início de milênio, quando toda a comunidade internacional se depara com a
“Crise Mundial da Água”.
Num
cenário em que, reconhecidamente, as soluções dos problemas relacionados com a
recuperação e a preservação dos mananciais de água potável passam pela
participação de todos os componentes da sociedade, e considerando que grande
parte da população necessita ser esclarecida sobre o valor desse bem natural,
cabe uma reflexão sobre a contribuição que a mídia televisiva pode dar no
sentido de formar uma consciência de valorização da água.
Tomando
como referência o aumento significativo de programas jornalísticos
especializados em violência urbana, que nos bombardeiam diariamente com
informações sobre assassinatos, acidentes de trânsito, assaltos à mão armada,
tráfico de drogas, crimes de todas as espécies, sob o rótulo de “jornalismo
verdade”, somos levados a questionar: existe algum espaço para iniciarmos um
processo de conscientização da população sobre a necessidade de preservarmos os
nossos recursos hídricos, cada vez mais escassos?
Por
que não pensarmos na possibilidade de inovação do jornalismo brasileiro, abrindo um
espaço permanente, nos jornais televisivos, de informações sobre a água?
Segue,
pois, a nossa proposta: reservar trinta segundos do tempo total dos programas
jornalísticos televisivos para transmitir informações sobre o tema “água”, nos
mesmos moldes do que é feito para a meteorologia.
Agindo assim, as empresas de
televisão de todos os estados brasileiros estariam prestando um serviço importantíssimo
para a sociedade, promovendo uma verdadeira revolução em termos de
formação de uma consciência cidadã sobre o valor da água. Essa construção de
uma nova consciência coletiva de preservação ambiental se daria em doses
homeopáticas, com trinta segundos de informações diárias transmitidas para
milhões de residências em todo o território nacional. Com a ressalva de que
não seriam necessárias alterações significativas na programação jornalística
atualmente praticada pelas empresas de televisão.
Através das informações sobre a água, estaríamos promovendo um diferencial no jornalismo brasileiro. E esse diferencial seria o catalisador das mudanças que nos conduziriam para um futuro mais digno e verdadeiramente participativo no processo de construção do desenvolvimento sustentável almejado por todos.
Texto retirado e adaptado do livro "Pedagogia da Água", 1ª Edição. Autor: João de Deus Souto Filho
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial